DOS ARQUIVOS COLONIAIS À TRADIÇÃO ORAL
Imagine encontrar pegadas que apontam para a direção errada. Segui-las seria afastar-se de quem as deixou. Esse é hoje um dos sinais mais famosos do Curupira. Mas, quando voltamos aos textos mais antigos, surge uma surpresa: o primeiro registro conhecido do nome não fala em pés virados, cabelo vermelho, baixa estatura nem aparência de menino.
Em 31 de maio de 1560, José de Anchieta escreveu sobre seres chamados corupiras. Ele os situou nas matas, registrou o medo que causavam e descreveu ofertas deixadas por viajantes indígenas. Não desenhou um corpo. O retrato popular que parece tão antigo quanto a floresta foi sendo formado aos poucos, por diferentes povos, regiões, línguas e escritores.
Esta reportagem segue essa transformação por mais de quatro séculos. Ela parte dos documentos coloniais, atravessa dicionários e estudos do século XIX, abre os dez relatos da Poranduba amazonense e chega à literatura infantil. O objetivo não é descobrir uma versão “verdadeira” e eliminar as demais. É entender o que cada época realmente registrou — e o que acrescentou depois.
Não era um personagem único e padronizado. Nos registros mais antigos, aparece como uma presença temida da mata, cercada por oferendas e relatos de perigo, mas sem retrato físico. No século XIX, ganha corpos variados: pequeno, careca ou cabeludo, peludo, às vezes com pés voltados para trás, capaz de desorientar, punir, negociar caça, oferecer alimento ou atacar. A imagem do menino ruivo de pés invertidos é uma síntese posterior, não o ponto de partida.
Primeiro aviso: o arquivo fala com a voz da colonização
Os primeiros textos que chegaram ao presente foram escritos por europeus, principalmente missionários. Não são registros produzidos pelos povos indígenas que contavam essas histórias. Quando Anchieta ou Fernão Cardim usam a palavra “demônio”, eles estão traduzindo um mundo indígena para categorias cristãs e para leitores europeus.
Isso muda a leitura. O documento prova que o nome e certas práticas circulavam, mas não prova que os indígenas definiam o Curupira como o diabo do cristianismo. A palavra do cronista é também uma lente. Ela revela alguma coisa e deforma outra.
“O cronista disse” não significa “todos os povos indígenas acreditavam”. O Brasil indígena reunia — e continua reunindo — muitos povos, idiomas e modos de compreender a floresta. As fontes antigas registram contatos específicos, quase sempre sem nomear com precisão seus informantes.
1560: Anchieta registra o nome, mas não o corpo

Missionário jesuíta nascido nas Canárias em 1534. A carta de São Vicente, datada de 31 de maio de 1560, reúne observações sobre animais, plantas, doenças e crenças. O retrato ao lado é uma pintura de Benedito Calixto feita em 1902, mais de três séculos depois — não uma imagem produzida em vida.
Benedito Calixto / Museu Paulista da USP — domínio público.Na chamada Carta de São Vicente, Anchieta menciona “demônios” que os indígenas chamariam de corupiras. Segundo o missionário, eles atacariam pessoas na mata. Ele também relata que viajantes costumavam deixar penas de aves, abanadores, flechas e objetos semelhantes num ponto difícil de uma serra para evitar dano.
Esse detalhe é precioso. A primeira aparição escrita não é uma ficha de personagem; é uma relação com o caminho. Há medo, negociação e oferta. O lugar importa tanto quanto o ser.


Fonte: edição digitalizada de Cartas, informações, fragmentos históricos e sermões, Biblioteca Nacional de Portugal / Internet Archive — domínio público.
O que o documento permite afirmar
- O nome, grafado como corupira, já circulava em 1560.
- A entidade era associada à mata, a perigo e à desorientação ou violência.
- Anchieta registrou oferendas deixadas para evitar mal.
O que ele não diz
- Não menciona pés voltados para trás.
- Não fala em cabelo vermelho, corpo pequeno ou forma infantil.
- Não chama o Curupira de protetor ecológico.
- Não apresenta uma narrativa completa contada por um informante identificado.
Por volta de 1584: Fernão Cardim registra o medo
O jesuíta Fernão Cardim escreveu os textos depois reunidos em Tratados da terra e gente do Brasil. Num trecho geralmente datado de cerca de 1584, menciona seres temidos, entre eles Curupira, Taguaigba, Macachera e Anhanga. A redação diz que esses “demônios” seriam muito temidos e poderiam causar a morte. Em seguida, afirma que não eram adorados, apenas temidos.
Outra vez, temos uma classificação cristã e nenhuma aparência física. A fonte amplia o conjunto de nomes, mas não entrega o Curupira que hoje aparece nos desenhos escolares.

1641: pés virados aparecem — mas ainda não com o nome Curupira
Em Nuevo descubrimiento del gran río de las Amazonas, publicado em 1641, Cristóbal de Acuña fala de um povo chamado Mutayus. Seus pés seriam voltados para trás, de forma que quem tentasse segui-los pelas pegadas caminharia na direção oposta.
O paralelo é evidente para um leitor atual, mas a cautela é obrigatória: Acuña não chama os Mutayus de Curupira. O texto descreve um povo, não uma entidade da mata com esse nome. Escritores posteriores aproximaram os motivos. Portanto, esta é uma pista para a história dos pés invertidos, não uma prova de que “o Curupira de 1641 já era assim”.

Fato: um texto de 1641 descreve pés invertidos na Amazônia. Associação posterior: autores ligaram esse motivo ao Curupira. Misturar as duas frases transforma uma comparação em falsa certeza.
1648 e 1663: um nome que continua circulando
Na Historia Naturalis Brasiliae, de 1648, o glossário registra em latim: “Curipira numen Brasiliensibus”. Em termos simples, apresenta Curipira como uma potência, divindade ou espírito dos brasileiros. É uma linha curta, sem corpo e sem aventura, mas mostra que o nome entrou também na tentativa europeia de catalogar o Brasil.
Em 1663, Simão de Vasconcelos voltou ao assunto na Chronica da Companhia de Jesus do Estado do Brasil. Como em outras compilações coloniais, material anterior foi reorganizado dentro de uma história missionária. O registro ajuda a acompanhar a transmissão escrita, mas não deve ser tratado como uma descrição indígena independente.
Há ainda uma citação muito repetida na internet a um catecismo de 1618. Na edição digital consultada para esta matéria, encontramos Anhanga e Jurupari, mas não localizamos Curupira. Por isso, não contamos a referência como confirmada. Uma data antiga só é útil quando pode ser conferida no documento.
Dos dicionários à primeira frase curta sobre a floresta
Em 1795, o Diccionario portuguez e brasiliano colocou Curupira na entrada equivalente a “diabo”: Jurupari seria o termo geral; Curupira, aquele que aparece no mato. O vocabulário continua cristianizado, mas a localização na floresta permanece.


Em 1858, Gonçalves Dias resumiu: “Curupira, espírito mau, que habita nas florestas”. O poeta e estudioso da língua tupi não menciona pés, cabelo ou tamanho. Mesmo às vésperas das grandes coletâneas do século XIX, a definição impressa ainda podia caber numa linha.

Linha do tempo: quando cada traço entra no papel
- Anchieta
Nome, mata, perigo e oferendas. Nenhum corpo descrito.
- Fernão Cardim
Medo de Curupira e de outras entidades. Sem retrato físico.
- Cristóbal de Acuña
Mutayus com pés invertidos, mas sem o nome Curupira.
- Marcgrave/Laet e Vasconcelos
O nome reaparece em compilações europeias.
- Dicionário português-brasiliano
Curupira é definido como ser que aparece no mato.
- Gonçalves Dias
“Espírito mau” habitante das florestas.
- Charles Frederick Hartt
Registra o trabalho e a dificuldade de ouvir narradores amazônicos.
- Couto de Magalhães
Pequeno, pés invertidos, corpo “maciço” e protetor das florestas.
- Barbosa Rodrigues
Publica dez narrativas em Língua Geral e tradução, vindas de diferentes lugares.
- Literatura regional e infantil
Simões Lopes Neto e Monteiro Lobato selecionam traços e alcançam novos leitores.
- Tradição viva
Relatos orais continuam mudando aparência, gênero, voz e comportamento.
1875: Hartt tenta ouvir quem contava as histórias
O geólogo canadense Charles Frederick Hartt percorreu a Amazônia e percebeu um problema que raramente aparece nos resumos: chegar a uma história oral dependia de confiança, idioma e acesso às pessoas certas. Em Amazonian Tortoise Myths, ele diz que o contador local podia ser uma mulher mais velha, fora do alcance social de um pesquisador estrangeiro.
Hartt relata que ouviu uma história de Curupira de Lourenço Maciel, no Ituki, próximo a Santarém, e a fez registrar em Língua Geral. Numa nota, afirma ter publicado um estudo chamado O Mytho do Kurupira na revista Aurora Brazileira, em Ithaca. Não localizamos um fac-símile completo desse artigo nas coleções consultadas; por isso, não atribuímos a ele frases que não pudemos conferir.
O episódio ensina algo essencial: o pesquisador publicado não é necessariamente o criador da história. Há narradores, tradutores, barqueiros e informantes entre a voz e o livro. Muitas vezes, seus nomes desapareceram.
1876: enfim aparece um retrato de corpo inteiro
Em O Selvagem, Couto de Magalhães apresenta o Curupira como protetor das florestas. Diz que teria a figura de um pequeno “tapuio” — termo histórico usado então para indígenas — com os pés voltados para trás e um corpo sem as aberturas consideradas normais, descrito no Pará como “maciço”.
É uma mudança importante. Temos nome, função, aparência e comportamento unidos no mesmo texto. O Curupira bateria nas sapopemas, as grandes raízes achatadas das árvores, para verificar se resistiriam às tempestades. Também faria perder o caminho quem derrubasse árvores sem necessidade.


Fonte: O Selvagem, 1876, fac-símile na Wikisource — domínio público.
Ele já era um defensor ambiental?
Chamá-lo de “ecologista” seria usar uma palavra e uma agenda política modernas para uma narrativa antiga. Mas não precisamos apagar a dimensão ambiental. A fonte de 1876 atribui ao Curupira o cuidado com as árvores e a punição de destruição sem necessidade. É uma ética da floresta expressa por meio do encantado, não um programa ambiental contemporâneo.
1890: Barbosa Rodrigues abre um arquivo de muitas vozes

Botânico, etnógrafo e diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Na Poranduba amazonense, publicou narrativas em Língua Geral — uma forma histórica do nheengatu — acompanhadas de traduções e notas. Seu livro é valioso, mas também carrega teorias comparativas do século XIX que hoje exigem revisão crítica.
Fotografia de autor desconhecido / Wikimedia Commons — domínio público.Se O Selvagem oferece um retrato concentrado, a Poranduba amazonense devolve a bagunça produtiva da oralidade. Barbosa Rodrigues reúne versões do Rio Branco, Rio Solimões, Rio Negro, Tefé, Silves e outros pontos amazônicos. Também comenta variantes do Nordeste, inclusive de Pernambuco.
O livro não é uma gravação neutra. Houve seleção, escrita, tradução e ortografia escolhida pelo organizador. Mesmo assim, a apresentação lado a lado da Língua Geral e do português permite enxergar estrutura, repetição, parentesco, humor e diferença com uma riqueza rara.

Um mapa de versões, não um retrato falado
Caçadores, flecha-cobra, meninos ameaçados e travessia de rio.
Arco e flecha mágicos, desobediência, corpo recomposto com cera.
Careca ou cabeludo, enganado por humanos, perigoso e cercado por animais aliados.
Crianças perdidas, caminhos circulares, marcas e retorno para casa.
Uma caçadora acolhida e presenteada com alimento abundante.
Versões comparadas no estudo, às vezes próximas da Caipora, sem uniformidade regional.

Os dez relatos de Curupira na Poranduba amazonense
Os resumos abaixo seguem a ordem do livro e foram escritos a partir das traduções publicadas em 1890. Não substituem o texto original e não apresentam acontecimentos sobrenaturais como fatos: são relatos culturais sobre o que os personagens fazem dentro de cada narrativa.
01O Curupira e o caçadorRio Branco
Um caçador perdido engana o Curupira oferecendo partes de um macaco como se fossem suas próprias mãos, pés e coração. Quando o Curupira retribui e corta o próprio coração, morre, mas desperta muito tempo depois. Dá ao homem uma flecha que é também uma cobra surucucu e que nunca erra a caça. Outros descobrem o segredo, tentam usar a arma e um menino morre; a flecha volta para o Curupira.
O que essa versão revela: O relato não apresenta apenas um guardião que pune. Ele negocia, é enganado, concede poder e controla um instrumento de caça perigoso. A abundância depende de regras e segredo.
02O Curupira e o caçadorRio Solimões
A história começa como a anterior: um caçador perdido dá ao Curupira pedaços de um macaco e o convence a ferir o próprio coração. Depois de despertar, a entidade entrega arco e flecha, mas proíbe o homem de atirar em aves que voam em bando. Ele desobedece e é despedaçado pelos pássaros. O Curupira recompõe seu corpo com cera e avisa que comida quente poderá derretê-lo. Mais tarde, o caçador toma tacacá quente e morre.
O que essa versão revela: A dádiva traz duas proibições. O desfecho mostra que receber ajuda do dono da mata não elimina limites: a quebra de cada regra tem consequência.
03O Curupira infeliz e o caçadorRio Negro
Um caçador que nunca consegue alimento encontra um Curupira careca e o engana dizendo que ganhou cabelo depois de raspar a cabeça e passar pimenta. O Curupira imita a receita e foge enlouquecido pela ardência. Num encontro posterior, o homem atribui a culpa a um morto. Mesmo assim, é levado à casa da entidade, cheia de cobras, e recebe uma corda mágica. Ao desatar um nó dentro de um curral, solta uma quantidade enorme de porcos para alimentar a família.
O que essa versão revela: Esta versão combina medo, comicidade e generosidade. O Curupira pode ameaçar, mas também resolve a fome de uma casa — depois de ser enganado pelo próprio beneficiário.
04O Curupira e os meninosRio Branco
Dois meninos perdidos dormem numa árvore e são recebidos pelo Curupira e sua mulher. O casal planeja comê-los. Um menino engana a velha durante a coleta de frutos de inajá, mata-a e a põe na panela. Para fugir, espalha pedaços de espelho que respondem aos chamados do Curupira. A criatura descobre o esconderijo, mas, enquanto prepara novas flechas, um macaco ajuda o menino a atravessar o rio e voltar para casa.
O que essa versão revela: A inteligência da criança, o espelho que ganha voz e a ajuda de um animal compõem um conto de fuga. O rio funciona como fronteira que o perseguidor não consegue vencer.
05Variante dos meninos perdidosRio Negro
Dois irmãos são atraídos pela promessa de peixe e levados à casa do Curupira. Enquanto ele caça, sua companheira mata o menor. O irmão sobrevivente mata a velha, prepara o corpo para enganar o Curupira e foge seguindo instruções de um papagaio. Escondido numa palmeira, atira uma flecha envenenada quando o perseguidor tenta derrubar a árvore. A narrativa explica, ao final, que o Curupira passaria a perseguir crianças por vingança.
O que essa versão revela: É uma variante próxima do quarto relato, mas não idêntica. O papagaio ocupa o lugar de aliado e a história oferece uma origem interna para uma crença sobre o perigo às crianças.
06O Curupira e uma mulherRio Amazonas
O Curupira mata um homem, veste sua roupa e chega à casa fingindo ser o marido. A mulher percebe o disfarce quando a criatura pede que o filho durma com ela. Troca a criança por um pilão e foge levando o bebê. Depois de se esconder numa árvore, encontra o sapo cunauaru, que faz uma corda de resina e a puxa para um oco. O sapo espalha a substância no tronco; o Curupira fica preso pelos pelos e morre na narrativa.
O que essa versão revela: O Curupira deste conto é peludo e capaz de assumir uma aparência familiar. A mulher salva a si e ao filho por observação, rapidez e aliança com um ser da floresta.
07O Curupira e seu alimentoRio Negro
Uma moça come a carne que o Curupira assava. Quando ele chama o assado, a comida responde de dentro da barriga dela. Sapos cunauarus a ajudam a escapar. Em outro episódio do mesmo relato, um rapaz come tatu assado e se esconde na casa da irara. O Curupira diz que seu alimento é gente, recusa o mel oferecido pelo animal e acaba voltando para sua terra.
O que essa versão revela: A comida que denuncia quem a comeu é um motivo recorrente no conjunto. Cunauarus e irara não são decoração: os animais negociam e alteram o destino humano.
08O Curupira e o pobreAmazônia, sem rio indicado no título
Um homem pobre encontra de noite um Curupira de cabelos compridos, pés voltados para trás e cacete na mão. Oferece-lhe fumo. Em troca, recebe caça todas as noites, desde que não conte o segredo à mulher. Ela desconfia e o segue. O Curupira descobre a presença, mata a mulher e o homem foge enlouquecido pela perda.
O que essa versão revela: Aqui aparece um dos retratos físicos mais conhecidos do livro de 1890. O fumo sela uma relação de troca, mas o segredo e a violência impedem qualquer leitura do personagem como herói simplesmente bondoso.
09O Curupira e os perdidosTefé
Um pai abandona dois filhos na mata. Famintos, eles encontram o Curupira assando a própria carne. Depois de comer, recebem indicações que os fazem andar em círculo. Marcam o caminho com cruzes, escapam e vomitam a carne antes de atravessar um rio. Uma cutia e um macaco mostram a direção de casa, onde reencontram a mãe.
O que essa versão revela: O Curupira engana os meninos, mas eles também aprendem a ler e marcar o espaço. O conto combina sinais cristãos, animais conselheiros e a antiga imagem da mata como lugar de desorientação.
10O Curupira e a mulherSilves
Uma mulher se perde enquanto caça. O Curupira a acolhe em casa, sai para caçar e enche um pequeno jamaxi — cesto levado às costas — com anta, veado, paca, cutia e porco. Conduz a mulher até a mãe e diz que ela pode voltar se não tiver o que comer. Quando o cesto é aberto, a quantidade de carne enche a casa.
O que essa versão revela: O último relato quebra qualquer retrato único do personagem: este Curupira não devora nem pune a caçadora. Ele oferece alimento, caminho e possibilidade de retorno.




Todas as páginas da Poranduba amazonense foram reproduzidas de um fac-símile em domínio público no Wikimedia Commons.
O que as descrições antigas realmente mostram
| Fonte | Corpo | Pés invertidos? | Papel na mata |
|---|---|---|---|
| Anchieta, 1560 | Não informa | Não informa | Presença perigosa; recebe oferendas |
| Cardim, c. 1584 | Não informa | Não informa | Ser temido |
| Acuña, 1641 | Povo chamado Mutayus | Sim | Engana perseguidores pelas pegadas; não usa o nome Curupira |
| Dicionário, 1795 | Não informa | Não informa | Aparece no mato |
| Gonçalves Dias, 1858 | Não informa | Não informa | Espírito da floresta, qualificado como mau |
| Couto de Magalhães, 1876 | Pequeno indígena; corpo “maciço” | Sim | Protege árvores e pune destruição inútil |
| Barbosa Rodrigues, 1890 | Careca, cabeludo, peludo ou pouco descrito, conforme o conto | Em algumas versões | Desorienta, negocia, pune, alimenta, caça ou ameaça |
O cabelo vermelho não estava no começo
Nos documentos examinados até o século XIX, não aparece uma linha contínua que leve do “corupira” de 1560 ao menino ruivo atual. Algumas narrativas falam em cabelo comprido; outra apresenta um Curupira careca, desejando ter cabelo. A cor vermelha ganha força em representações literárias e visuais posteriores.
Isso não torna o cabelo vermelho “falso”. Ele é verdadeiro como convenção cultural consolidada. O problema surge quando uma imagem recente é empurrada para trás e atribuída a todas as épocas e comunidades.
De onde vem a palavra Curupira?
A etimologia é discutida. Barbosa Rodrigues reuniu explicações diferentes: pele áspera ou coberta de pústulas; aquele que vem ao terreiro; aquele que se deita ou vive no mato. Outras fórmulas populares, repetidas até hoje, dividem o nome em partes e oferecem traduções muito seguras para um problema que não é simples.
As línguas mudam, grafias variam — Curupira, Corupira, Kurupira — e os estudiosos do século XIX nem sempre trabalharam com os métodos atuais da linguística. Por isso, esta matéria não escolhe uma tradução única. A resposta mais honesta é: a origem tupi do nome é amplamente reconhecida, mas sua composição exata não está resolvida de modo unânime.
Curupira e Caipora são a mesma entidade?
Depende da região e da fonte. Há textos que separam os dois: Curupira pode ser um ser de pés invertidos ligado às árvores, enquanto Caipora aparece como dona dos animais, por vezes montada num porco-do-mato. Em outros relatos, nomes e funções se misturam.
O erro seria criar uma tabela nacional rígida e dizer que todo narrador sempre distinguiu cada personagem. A tradição oral não possui cartório central. Um nome muda de sentido ao viajar; um traço passa de uma figura para outra; famílias vizinhas podem contar versões incompatíveis.

Como a literatura começou a arrumar o personagem
Quando uma história entra num livro, precisa ganhar escolhas. Um escritor decide altura, cor, voz, ação e personalidade. A circulação impressa faz uma versão alcançar lugares onde antes existiam outras. Foi assim que alguns traços se tornaram dominantes.
Em 1913, Simões Lopes Neto publicou Lendas do Sul, com o conto “O Curupira”. Em 1921, Monteiro Lobato lançou O Saci e levou o personagem ao universo infantil do Sítio do Picapau Amarelo. Nenhum dos dois criou o Curupira. Eles trabalharam com uma tradição que já tinha séculos de registro.
Lobato ajudou a fixar para gerações de leitores uma aparência clara e um lugar numa turma de personagens. Essa clareza é poderosa para a literatura infantil, mas pode fazer parecer que antes já existia a mesma ficha pronta. Os arquivos mostram o contrário.

Esta ilustração de 2006 reúne cabelo vermelho, pequena estatura, pés invertidos e arma. Ela ajuda a ver como a iconografia se estabilizou. Não é documento colonial nem prova de que todos os narradores antigos imaginavam o personagem assim.
LeonardoG / Wikimedia Commons — CC BY-SA 3.0.O Curupira ainda muda quando é contado
Uma pesquisa de Gracineia dos Santos Araujo, publicada em 2022, reuniu 40 relatos orais por meio de estudantes da Universidade Federal do Pará, em Castanhal, que conversaram com pessoas mais velhas de suas famílias e comunidades. O conjunto mostra um Curupira vivo na memória amazônica: protetor, assobiador, capaz de desorientar e também variável na aparência.
A pesquisa é importante justamente porque não trata a oralidade como fóssil. Uma história contada hoje passou por rádio, televisão, escola, internet, experiência familiar e transformações da paisagem. O relato contemporâneo não é “menos autêntico” por ter mudado; ele documenta outra etapa da vida do personagem.
Então, quem era o Curupira?
Antes dos livros infantis, Curupira era uma palavra cercada por muitas presenças. No século XVI, os textos coloniais registraram medo, mata, caminho e oferenda, mas esconderam quase todas as vozes indígenas atrás da linguagem dos missionários. No século XIX, dicionários ainda o definiam sem corpo, enquanto viajantes e estudiosos passaram a publicar descrições físicas e narrativas inteiras.
Ele podia ser protetor das árvores, dono da caça, adversário de caçadores, anfitrião de uma mulher perdida, parceiro de troca, enganador de crianças ou ser enganado por elas. Podia ter pés virados ou não tê-los descritos. Podia ser careca, cabeludo, peludo, pequeno ou simplesmente invisível no texto.
O Curupira anterior à literatura infantil não é uma versão incompleta esperando um escritor terminá-la. É uma constelação de versões completas para quem as contava. Os livros não deram origem ao personagem; deram escala e estabilidade a algumas de suas formas.
Procurar “a aparência original” do Curupira leva a uma pergunta melhor: quem teve a oportunidade de descrevê-lo e quem ficou fora do arquivo? A documentação mostra mudanças, mediações e encontros culturais. A tradição oral mostra que uma figura pode continuar reconhecível sem permanecer igual.
Leia também no Sacip
Fontes e referências
- ANCHIETA, José de. Carta de São Vicente, 31 de maio de 1560. Em edição de 1933 de Cartas, informações, fragmentos históricos e sermões.
- CARDIM, Fernão. Tratados da terra e gente do Brasil. Manuscritos do século XVI em edição histórica digitalizada.
- ACUÑA, Cristóbal de. Nuevo descubrimiento del gran río de las Amazonas. Madri, 1641.
- MARCGRAVE, Georg; DE LAET, Johannes. Historia Naturalis Brasiliae. 1648.
- VASCONCELOS, Simão de. Chronica da Companhia de Jesus do Estado do Brasil. 1663; registro de obra rara da UFBA.
- Diccionario portuguez e brasiliano. Lisboa, 1795. Fac-símile no Wikimedia Commons.
- DIAS, Antônio Gonçalves. Diccionario da lingua tupy. Leipzig, 1858.
- HARTT, Charles Frederick. “Amazonian Tortoise Myths”. The American Naturalist, 1875.
- MAGALHÃES, José Vieira Couto de. O Selvagem. Rio de Janeiro, 1876.
- RODRIGUES, João Barbosa. Poranduba amazonense. Rio de Janeiro, 1890.
- ARAUJO, Gracineia dos Santos. Estudo com 40 relatos orais sobre o Curupira. Revista de Letras Juçara, v. 6, n. 2, 2022.
- Revista de Letras da UFC. Estudo recente sobre tradição oral, variação e representação do Curupira.
Esta matéria foi construída a partir de fac-símiles, edições históricas e pesquisas acadêmicas. Atualizamos a ortografia apenas nos resumos, preservando as páginas originais nas imagens. Relatos sobrenaturais são apresentados como narrativas, não como acontecimentos comprovados. Todas as imagens são documentos ou obras reais com fonte e licença identificadas; nenhuma foi gerada por inteligência artificial.



A conversa começa aqui. Seja a primeira pessoa a comentar este artigo.