O folclore brasileiro não nasceu quando um cronista abriu um caderno, quando um escritor publicou uma coletânea ou quando uma instituição ligou um gravador. Histórias, cantos, rituais, festas, brincadeiras, técnicas e crenças já circulavam entre povos indígenas, comunidades negras, famílias, trabalhadores rurais e populações urbanas muito antes de receberem a forma de livro, fotografia, filme ou ficha de arquivo.
O que tem uma história identificável é o processo de registro: a passagem de conhecimentos transmitidos em presença para documentos produzidos por missionários, viajantes, literatos, jornalistas, músicos, antropólogos e órgãos públicos. Esses documentos preservaram vestígios importantes, mas não são janelas transparentes. Foram escritos a partir de relações de poder, escolhas editoriais, traduções e preconceitos que precisam ser lidos criticamente.
O registro mais antigo localizado para uma prática não é necessariamente sua origem. Ele informa quando alguém a descreveu em um documento hoje conhecido — não quando a comunidade começou a vivê-la, narrá-la ou transformá-la.
Este dossiê acompanha essa trajetória da memória oral ao arquivo escrito, visual e sonoro. Também procura recolocar no centro pessoas que muitas coleções reduziram à palavra “informante”: narradores, cantadores, músicos, mães e pais de santo, artesãos, mestres e mestras da cultura, sem os quais nenhum pesquisador teria o que registrar.
Imagem destacada: composição editorial do Sacip, sem geração por IA, feita com reproduções em domínio público de Warhaftige Historia (1557), Cantos populares do Brazil (1883) e Histoire d’un voyage (1578). Fontes: Wikimedia Commons e Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.
Antes dos livros: a tradição preservada pela memória
A oralidade não é um estágio incompleto da escrita. É uma tecnologia social de memória. Uma narrativa pode ser preservada pelo enredo, pelo ritmo, por fórmulas repetidas, por gestos e pela situação em que é contada. Um canto de trabalho depende da atividade que o organiza; uma festa transmite conhecimento por meio do calendário, dos ensaios, da comida, do corpo e da convivência; um ritual envolve palavras, objetos, lugares e responsabilidades que não cabem integralmente numa transcrição.
Em muitas comunidades, saber não significa possuir um texto, mas ter aprendido com alguém e estar autorizado a transmitir, praticar ou ensinar. A memória familiar, os encontros noturnos, as roças, os rios, os terreiros, as aldeias, as oficinas e as festas são, portanto, espaços de arquivo vivo. Repetição e mudança caminham juntas: cada execução conserva elementos reconhecíveis e responde ao tempo, ao lugar e às pessoas presentes.
Esse ponto é especialmente importante para povos indígenas e populações negras no Brasil. A violência colonial, a escravização, a catequese forçada, o deslocamento territorial e a repressão religiosa destruíram registros e interromperam transmissões. Ainda assim, comunidades conservaram línguas, cosmologias, cantos, técnicas e formas de organização. Quando um europeu anotou parte desse conhecimento, ele não o criou. Em muitos casos, sequer registrou o nome de quem lhe ensinou.
O que pode ser considerado um registro do folclore?
A expressão reúne documentos muito diferentes. Um processo judicial que descreve uma festa, uma carta de missionário sobre um ritual, uma cantiga impressa em jornal, uma fotografia de campo e uma gravação sonora podem servir à história da cultura popular, embora nenhum tenha sido produzido com a mesma finalidade.
Para evitar confusão, é útil distinguir seis operações:
- Relato circunstancial: alguém menciona uma crença, um costume ou uma prática enquanto escreve sobre religião, administração, viagem ou conflito.
- Coleta literária: contos, cantos e versos são transcritos, selecionados e publicados, muitas vezes com adaptações de linguagem.
- Pesquisa etnográfica: o registro é acompanhado por observação, identificação de local, participantes, contexto e método.
- Documentação audiovisual: fotografia, filme e som preservam aspectos que a escrita não alcança, mas também dependem de enquadramento, equipamento e edição.
- Sistematização: materiais dispersos são comparados, classificados em repertórios, dicionários, mapas ou arquivos.
- Salvaguarda participativa: comunidades definem o que é referência cultural, como deve ser documentada e quais formas de acesso são adequadas.
O campo mudou porque essas operações não são equivalentes. Uma descrição hostil produzida para combater uma prática religiosa ainda pode conter informação histórica, mas exige leitura a contrapelo. Uma versão literária pode tornar um personagem conhecido nacionalmente e, ao mesmo tempo, apagar variantes locais. Um arquivo sonoro preserva vozes e timbres, porém não substitui a relação social na qual o canto fazia sentido.
Os primeiros relatos escritos no Brasil colonial
Nos séculos XVI e XVII, não existia a categoria moderna “folclore”. Cronistas, missionários e viajantes escreviam sobre territórios, conversão religiosa, guerra, comércio, fauna, línguas e costumes. Seus textos são hoje consultados para estudar práticas e narrativas, mas foram produzidos dentro do projeto colonial e quase sempre para leitores europeus.
Warhaftige Historia und Beschreibung, publicada por Hans Staden em 1557, e Histoire d’un voyage faict en la terre du Brésil, de Jean de Léry, publicada em 1578, estão entre os relatos europeus mais conhecidos sobre povos tupinambás. Ambos registram cenas, vocabulários e práticas, mas organizam o que viram segundo disputas religiosas, expectativas editoriais e convenções europeias. A presença de detalhes não torna o testemunho neutro.


O Tratado descritivo do Brasil em 1587, de Gabriel Soares de Sousa, também reúne observações sobre território, povos e costumes. O manuscrito é do fim do século XVI, mas a edição organizada e impressa que hoje costuma ser consultada é de 1851. Confundir essas datas apaga a história material do documento: uma coisa é quando o texto foi composto; outra, quando ganhou circulação impressa e passou a alimentar debates do século XIX.
Registros missionários acrescentaram gramáticas, vocabulários, cartas e descrições de cerimônias. O trabalho de tradução, porém, tendia a enquadrar cosmologias indígenas em categorias cristãs como idolatria, demônio e superstição. Estudos históricos mostram que essa tradução não foi de mão única: intérpretes e autores indígenas também negociaram sentidos. Ainda assim, o arquivo colonial preservou muito mais os nomes dos religiosos do que os das pessoas que forneceram palavras, narrativas e explicações.
Como ler esses documentos sem repeti-los
O primeiro passo é perguntar quem escreveu, para quem, com qual objetivo e em que situação. Termos depreciativos devem ser reconhecidos como linguagem histórica do autor, não como descrição legítima das comunidades. Ilustrações precisam ser comparadas com o texto e com outras fontes. Traduções devem ser tratadas como interpretações. Quando o documento silencia o nome de um narrador, a ausência precisa aparecer na análise, em vez de ser naturalizada.
Relatos de viagem podiam informar, convencer patrocinadores, alimentar curiosidade europeia ou justificar projetos religiosos e territoriais. Seu valor histórico aumenta quando são confrontados entre si e com pesquisas indígenas, arqueológicas, linguísticas e comunitárias atuais.
O século XIX e a busca por uma identidade brasileira
Depois da Independência, escritores e estudiosos passaram a procurar elementos que diferenciassem o país. O Romantismo valorizou o “povo” e o passado nacional, mas frequentemente transformou pessoas reais em símbolos. A figura do indígena literário, por exemplo, podia ser celebrada enquanto povos indígenas vivos sofriam expulsão, tutela e violência.
Na segunda metade do século, a expansão da imprensa, das bibliotecas e das redes de correspondência favoreceu a circulação de cantos, contos, vocabulários e descrições regionais. Também cresceu a influência de modelos europeus de comparação de narrativas. Os irmãos Grimm e a ideia de que a tradição guardaria uma “alma nacional” exerceram forte impacto sobre coletores brasileiros.
A palavra inglesa folklore foi proposta por William John Thoms em 1846 para substituir expressões como “antiguidades populares”. No Brasil, a adoção do termo ocorreu gradualmente. Durante décadas conviveram palavras como tradição, poesia popular, literatura oral, etnografia e costumes. A mudança de vocabulário não criou um objeto novo; reorganizou práticas de coleta que já estavam em curso.
Os primeiros coletores e pesquisadores
Não existe um único fundador dos estudos do folclore brasileiro. O campo foi formado por projetos diferentes, às vezes rivais, distribuídos entre literatura, filologia, história, medicina, música e etnografia. Entre os nomes mais recorrentes estão Couto de Magalhães, Sílvio Romero, João Barbosa Rodrigues e Alexandre José de Melo Morais Filho.
Couto de Magalhães e as narrativas em língua geral
O selvagem, de 1876, inclui um curso de língua geral e textos de lendas tupis. A presença do texto indígena dá à obra importância linguística e documental. O próprio título completo, entretanto, anuncia um programa de “amansamento” ligado a colônias militares. Preservação e domínio colonial aparecem no mesmo livro; separar um aspecto do outro produziria uma leitura incompleta.

João Barbosa Rodrigues e a Poranduba amazonense
O naturalista João Barbosa Rodrigues publicou trabalhos de arqueologia, linguística e narrativa. Poranduba amazonense, lançada em 1890 a partir de materiais reunidos entre 1872 e 1887, tornou-se referência por apresentar narrativas e vocabulários amazônicos. A palavra “coleta”, porém, não deve ocultar o trabalho intelectual dos falantes que narraram, traduziram e explicaram essas histórias.


Sílvio Romero, cantos e contos populares
Sílvio Romero reuniu materiais ouvidos em Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro e outras áreas. Cantos populares do Brazil, de 1883, e Contos populares do Brazil, de 1885, deram ampla circulação impressa a repertórios antes transmitidos sobretudo pela voz. As edições permitem acompanhar escolhas de classificação, comparação e grafia.
A contribuição documental não elimina o problema de seu quadro teórico. Romero distribuiu a cultura nacional entre categorias raciais e previu o predomínio branco por meio do branqueamento. A urgência de “salvar” manifestações estava ligada à crença de que indígenas e negros desapareceriam. Essa ideia era racista, não inevitável, e transformava comunidades vivas em sobrevivências de um passado destinado a acabar.



Melo Morais Filho e a vida urbana
Melo Morais Filho ampliou o repertório com Cancioneiro dos ciganos, de 1885, e Festas populares do Brazil, de 1888. Seus trabalhos chamam atenção para práticas urbanas, festas, poesia e grupos específicos do Rio de Janeiro. A descrição da Biblioteca Digital Luso-Brasileira informa que o Cancioneiro resultou de pesquisa direta e relações do autor com ciganos da Cidade Nova. Ainda assim, a edição preserva o nome do coletor com muito mais nitidez do que os dos autores das quadrinhas.
Livros, jornais e questionários como ferramentas de pesquisa
A imprensa não serviu apenas para divulgar resultados. Jornais e revistas foram instrumentos de coleta. Editores publicavam perguntas, leitores enviavam cartas, e respostas de diferentes municípios eram reorganizadas em séries. Esse método permitia grande alcance com custo menor do que uma expedição, mas deixava a amostra dependente de alfabetização, acesso postal, interesse do editor e critérios de seleção.
O livro oferecia permanência e comparação. Em Ethnographia brazileira, de 1888, Romero discutiu Couto de Magalhães, Barbosa Rodrigues, Teófilo Braga e Ladislau Netto. O volume mostra que, no fim do século XIX, já existia um debate entre autores, obras e métodos — não apenas coleções isoladas.
Questionários trouxeram alguma padronização: lugar, nome da manifestação, ocasião, letra, melodia e variações podiam ser pedidos de maneira semelhante. Mas o formulário também recorta o que será visto. Quando a pergunta parte de uma classificação pronta, respostas que não cabem nela podem ser descartadas ou deformadas.
O registro das culturas indígenas e afro-brasileiras
Os estudos oitocentistas reconheceram que tradições indígenas e africanas eram centrais para a formação cultural do país, mas muitas vezes as trataram como “contribuições” destinadas a se fundir numa identidade nacional controlada por intelectuais brancos. Povos e comunidades apareciam como matéria-prima, não como autores.
No caso indígena, obras bilíngues e vocabulários podem preservar informação linguística decisiva. Ao mesmo tempo, traduções comprimiram conceitos em equivalentes cristãos ou europeus. Expedições recolheram objetos e saberes sob condições marcadas pela ocupação territorial. Hoje, a leitura responsável precisa perguntar quem falou, em que língua, mediante qual negociação e onde o material foi parar.
No caso afro-brasileiro, a documentação cresceu em meio à criminalização de terreiros, batuques e práticas religiosas. Nina Rodrigues realizou trabalho de campo em Salvador e deixou descrições detalhadas, mas nunca abandonou a tese da inferioridade racial de negros, indígenas e mestiços. Seu O animismo fetichista dos negros baianos começou a aparecer em capítulos na Revista Brazileira em 1896; Os africanos no Brasil foi publicado depois de sua morte.

Contextualizar não significa desculpar. O racismo científico era influente, mas já encontrava oposição. As categorias de Nina Rodrigues moldaram o que ele via e como hierarquizava pessoas. Seus livros podem conter informação sobre religiões afro-brasileiras e, simultaneamente, reproduzir violência epistemológica. As duas dimensões precisam permanecer visíveis.
Monteiro Lobato e o Inquérito sobre o Saci
Em 1917, Monteiro Lobato promoveu no jornal O Estado de S. Paulo um inquérito junto aos leitores sobre o Saci. As respostas foram reunidas em O Sacy-Pererê: resultado de um inquérito, publicado em 1918. O projeto mostra a força da imprensa: versões, localidades, lembranças e opiniões puderam chegar à redação sem que uma equipe percorresse pessoalmente cada lugar.
O inquérito não criou o personagem nem reuniu todas as vozes possíveis. Participar dependia de conhecer a chamada, saber escrever ou contar com alguém que escrevesse e ser selecionado para publicação. Além disso, Lobato levou o Saci para disputas sobre nacionalismo e cultura que tinham objetivos próprios. O livro é fonte para a circulação do personagem no início do século XX, não um inventário completo de suas origens.
No Sacip, uma análise mais extensa dessa relação está em Monteiro Lobato, o Saci e as contradições de um autor central. Para a formação histórica do personagem, veja também Saci-Pererê: origens, transformações e a força de um mito brasileiro.
Fotografia, gravação e cinema transformam a documentação
A escrita registra palavras, mas dificilmente preserva timbre, andamento, polifonia, gesto e espaço. A fotografia, o fonógrafo e o cinema ampliaram o que podia ser documentado. Também criaram novos problemas: quem controla o equipamento escolhe enquadramento, duração, momento e destino da cópia.
Em 1912, durante uma expedição com Cândido Rondon pela Serra do Norte, Edgard Roquette-Pinto realizou gravações fonográficas de cantos indígenas e reuniu materiais incorporados ao Museu Nacional. O Arquivo Nacional descreve esses registros como as primeiras gravações fonográficas de cânticos indígenas realizadas por ele. A obra Rondônia, publicada em 1917, nasceu desse levantamento.
Filmes da Comissão Rondon preservados pelo Museu Nacional dos Povos Indígenas mostram cenas produzidas em 1912. O catálogo identifica nove minutos de película, com atividades cotidianas, alimentação, canoas, dança e cerimônia. O registro é valioso, mas deve ser lido como produção institucional da Comissão, não como autorrepresentação indígena.
Mário de Andrade e a pesquisa de campo
Nas décadas de 1920 e 1930, Mário de Andrade articulou literatura, música, pesquisa e política cultural. Suas viagens, correspondências e o trabalho no Departamento de Cultura de São Paulo ajudaram a aproximar registro de campo, formação de pesquisadores e criação de arquivos. Em 1936, o Curso de Etnografia ministrado por Dina Dreyfus contribuiu para a Sociedade de Etnografia e Folclore.
A Missão de Pesquisas Folclóricas partiu em 1938 para Pernambuco, Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão e Pará. A equipe — Luís Saia, Martin Braunwieser, Benedicto Pacheco e Antônio Ladeira — produziu fotografias, filmes, desenhos, partituras, anotações e gravações. Mário idealizou a iniciativa, mas não viajou com o grupo.

O acervo não deve ser romantizado. A equipe chegou ao Recife um dia depois de uma ação policial contra casas de Xangô. Cerca de trezentos objetos sagrados apreendidos em 23 terreiros foram entregues à Missão. Eles documentam religiões afro-brasileiras, mas sua entrada no arquivo ocorreu por repressão e confisco. Preservação e violência estão materialmente ligadas nesse conjunto.
Oneyda Alvarenga, diretora da Discoteca Pública Municipal, foi decisiva para organizar, estudar e difundir os materiais. Reduzir toda a história ao nome de Mário apaga tanto o trabalho dela quanto o dos quatro integrantes da Missão e das pessoas gravadas. A documentação do CCSP identifica, por exemplo, Dona Senhorinha Freire, cantora registrada aos vinte anos. Sempre que os catálogos permitem, esses nomes devem acompanhar o documento.
Câmara Cascudo e a sistematização dos estudos
Luís da Câmara Cascudo construiu uma obra extensa baseada em livros, correspondência, comparação bibliográfica e contato com narradores, vaqueiros e cantadores. Vaqueiros e cantadores, publicado em 1939, estudou o folclore poético do sertão de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. O Dicionário do folclore brasileiro, lançado em 1954, tornou-se uma obra de consulta de enorme circulação.
Sua sistematização permitiu aproximar variantes e localizar repertórios, mas também carrega pressupostos de sua época. A ideia de uma cultura nacional formada pela soma harmônica de três matrizes pode esconder conflito, escravização, assimetria e autoria. O valor de um verbete aumenta quando o leitor retorna às fontes citadas e compara a definição com pesquisas e vozes comunitárias posteriores.

A institucionalização do folclore no Brasil
A partir dos anos 1930 e, sobretudo, depois de 1947, a pesquisa deixou de depender apenas de iniciativas individuais. Sociedades, comissões regionais, congressos, museus e universidades criaram redes de intercâmbio. A Comissão Nacional de Folclore foi organizada em 1947; o I Congresso Brasileiro de Folclore, realizado no Rio de Janeiro em 1951, aprovou a primeira Carta do Folclore Brasileiro.
A Carta propôs um plano nacional, formação de pesquisadores e equipes com profissionais de cinema, gravação de som, história, geografia, musicologia, etnografia e linguística. Recomendou fotografias, questionários, museus, arquivos e discotecas. O documento também revela limites de seu tempo, como a busca de “autenticidade” e o risco de congelar práticas em formas consideradas puras.
A Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro foi criada em 1958. Ao longo de mudanças administrativas, seus acervos e atividades contribuíram para o atual Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular, vinculado ao Iphan. A história institucional inclui nomes como Renato Almeida e Edison Carneiro, além de comissões estaduais, pesquisadores regionais, servidores de arquivo e comunidades que produziram os materiais.
O que os primeiros pesquisadores não registraram?
Arquivos são formados tanto por presenças quanto por ausências. Muitas coleções privilegiam a letra do canto e omitem o modo de cantar; descrevem o objeto e não o trabalho; registram o nome do pesquisador e apagam o narrador; apresentam uma festa como sobrevivência antiga e não anotam disputas, pagamento, circulação ou mudança.
Mulheres aparecem com frequência como cantoras, cozinheiras, rezadeiras e narradoras, mas raramente recebem o mesmo estatuto autoral dos homens que publicaram seus repertórios. Pessoas negras foram descritas por médicos, policiais e folcloristas enquanto terreiros eram perseguidos. Povos indígenas tiveram textos traduzidos e objetos removidos, muitas vezes sem controle sobre acesso, interpretação ou devolução.
Também se perdeu o que não parecia “tradicional” aos coletores. Repertórios urbanos, influências recentes, improvisos e práticas híbridas podiam ser descartados por não corresponderem à imagem de um povo rural, anônimo e estável. A própria busca por pureza cultural produziu lacunas.
Hoje, catalogação, história oral e inventários participativos podem corrigir parte dessas ausências. Isso inclui rever títulos ofensivos sem apagar o original histórico, identificar pessoas antes anônimas, registrar consentimento, limitar acesso a conteúdos sensíveis e reconhecer autoria coletiva. Em alguns casos, preservação responsável também significa discutir restituição de objetos e cópias digitais.
Linha do tempo dos primeiros registros
| Período/Data | Autor, instituição ou projeto | Tipo de registro | Importância | Fonte |
|---|---|---|---|---|
| 1557 | Hans Staden | Relato impresso e gravuras | Um dos primeiros livros europeus com descrições extensas de povos tupinambás; exige leitura colonial crítica. | BBM-USP |
| 1578 | Jean de Léry | Relato de viagem | Registra linguagem, práticas e cenas observadas no século XVI sob perspectiva protestante francesa. | BBM-USP |
| 1587 / 1851 | Gabriel Soares de Sousa | Manuscrito / edição impressa | Mostra a diferença entre data de composição colonial e circulação editorial oitocentista. | BBM-USP |
| 1875 | Charles F. Hartt | Manuscrito de versos em guarani e tupi | Exemplo de coleta linguística preservada como manuscrito na Biblioteca Nacional. | BNDigital |
| 1876 | Couto de Magalhães | Livro com língua geral e lendas | Preserva textos, mas os insere num projeto colonial de integração e controle. | BBM-USP |
| 1883–1885 | Sílvio Romero | Coletâneas de cantos e contos | Amplia a circulação impressa de repertórios orais e consolida classificações comparativas. | Cantos · Contos |
| 1888 | Melo Morais Filho | Livro sobre festas | Documenta celebrações e costumes, com atenção à vida urbana. | BBM-USP |
| 1890 | João Barbosa Rodrigues | Narrativas e vocabulários | Publica a Poranduba amazonense, baseada em materiais reunidos desde 1872. | Internet Archive |
| 1896 | Nina Rodrigues | Artigos etnográficos | Registra religiões afro-brasileiras sob um quadro teórico racialista e discriminatório. | Topoi / SciELO |
| 1912 | Roquette-Pinto / Comissão Rondon | Gravação fonográfica e filme | Som e imagem em movimento passam a integrar a documentação de campo. | Arquivo Nacional |
| 1917–1918 | Monteiro Lobato e O Estado de S. Paulo | Inquérito de imprensa e livro | Leitores enviam versões do Saci; a redação converte correspondência em coleção. | Repositório USP |
| 1938 | Missão de Pesquisas Folclóricas | Som, foto, filme, partitura e objetos | Expedição multimídia forma um dos grandes conjuntos documentais do país. | Prefeitura de São Paulo |
| 1947 | Comissão Nacional de Folclore | Rede institucional | Articula comissões e pesquisadores em escala nacional. | CNFCP/Iphan |
| 1951 | I Congresso Brasileiro de Folclore | Carta e diretrizes | Propõe plano nacional, equipes técnicas, arquivos, museus e formação. | Carta do Folclore |
| 1958 | Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro | Política e acervo | Expande pesquisa, documentação, publicações e ação institucional. | CNFCP/Iphan |
Documentos essenciais para conhecer a história do folclore brasileiro
Os itens abaixo formam uma rota de leitura, não uma lista de “origens”. Quando o acervo informa domínio público, isso é indicado; nos demais casos, o link serve para consulta ou referência, sem redistribuição do arquivo.
1. Warhaftige Historia
Hans Staden, 1557 · livro. A BBM-USP oferece a edição digitalizada. É importante para estudar como um relato europeu construiu imagens dos tupinambás. Leia texto e gravuras como produção colonial. Localização: obra integral e imagens da edição. Direitos: domínio público na página do item.
Consultar na BBM-USP →2. Histoire d’un voyage
Jean de Léry, 1578 · livro. Relato de viagem sobre a França Antártica e os tupinambás, atravessado por disputas confessionais europeias. Localização: edição integral digitalizada. Direitos: domínio público.
Consultar na BBM-USP →3. Tratado descritivo do Brasil em 1587
Gabriel Soares de Sousa, manuscrito de 1587; edição de 1851 · livro. Útil para observar como um texto colonial chegou ao público impresso séculos depois. Localização: edição organizada de 1851. Direitos: domínio público.
Consultar na BBM-USP →4. Versos em guarani, tupi
Charles Frederick Hartt, 1875 · manuscrito. Conjunto preservado pela Biblioteca Nacional e apresentado em seu dossiê sobre tradução de cantos e narrativas de povos originários. Localização: a página institucional identifica o manuscrito, apresenta uma imagem e oferece o link do arquivo digital. Acesso: público na BNDigital.
Consultar na BNDigital →5. O selvagem
Couto de Magalhães, 1876 · livro. Reúne curso de língua geral, textos de lendas e um programa político de integração militar. Localização: partes I e II no arquivo integral. Direitos: domínio público.
Consultar na BBM-USP →6. Ídolo amazônico
João Barbosa Rodrigues, 1875 · estudo arqueológico. Ajuda a entender a aproximação oitocentista entre arqueologia, linguística e interpretação de culturas indígenas. Localização: obra integral. Direitos: verificar a indicação do item no acervo antes de reutilizar imagens.
Consultar na BBM-USP →7. Cantos populares do Brazil
Sílvio Romero, 1883 · coletânea. O volume I contém romances, xácaras, reinados, cheganças e versos reunidos em vários estados. Localização: introdução e seções descritas no sumário. Direitos: domínio público.
Consultar o volume I →8. Contos populares do Brazil
Sílvio Romero, 1885 · coletânea. Agrupa narrativas por suposta proveniência europeia, africana e tupi, classificação que deve ser lida criticamente. Localização: estudo preliminar e três grupos de contos. Direitos: domínio público.
Consultar na BBM-USP →9. Cancioneiro dos ciganos
Melo Morais Filho, 1885 · coletânea de quadrinhas. Resultado de relações de pesquisa na Cidade Nova, no Rio de Janeiro. Localização: séries líricas, elegíacas e funerárias. Acesso: registro e visualização na Biblioteca Digital Luso-Brasileira.
Consultar o registro →10. Festas populares do Brazil
Melo Morais Filho, 1888 · livro. Reúne festas e tradições e amplia o olhar para práticas urbanas. Localização: edição integral de 321 páginas. Direitos: domínio público.
Consultar na BBM-USP →11. Ethnographia brazileira
Sílvio Romero, 1888 · ensaios críticos. O capítulo II, páginas 45–64, discute a influência indígena no folclore segundo o autor. Localização: seis ensaios, com páginas descritas no catálogo. Direitos: domínio público.
Consultar na BBM-USP →12. Poranduba amazonense
João Barbosa Rodrigues, 1890 · narrativas e vocabulários. Material reunido entre 1872 e 1887. É uma fonte importante e também um convite a buscar os povos, línguas e narradores por trás da assinatura do coletor. Direitos: domínio público.
Consultar no Internet Archive →13. Os africanos no Brasil
Nina Rodrigues, edição de 1935 · livro póstumo. Fonte para a história dos estudos afro-brasileiros e do racismo científico. Deve ser lida junto à historiografia crítica. Acesso: o repositório da UFRJ informa acesso restrito; aqui se oferece apenas o registro.
Ver registro na UFRJ →14. O Sacy-Pererê: resultado de um inquérito
Monteiro Lobato, 1918 · inquérito e livro. Reúne respostas de leitores a uma consulta de 1917. Localização: edição original com 291 páginas; o catálogo consultado oferece busca limitada, não reprodução livre. Uso: referência.
Ver registro no HathiTrust →15. Coleção Missão de Pesquisas Folclóricas
Departamento de Cultura de São Paulo, 1938 · coleção multimídia. Fotografias, filmes, discos, desenhos, partituras, objetos e notas de campo. Localização: Discoteca Oneyda Alvarenga, CCSP. Uso: consultar regras específicas de cada item.
Conhecer a coleção →16. Carta do Folclore Brasileiro
I Congresso Brasileiro de Folclore, 1951 · documento institucional. As páginas 1–2 tratam do plano nacional, das equipes e dos métodos; as páginas 4–5 abordam arquivos e museus. Acesso: PDF oficial do CNFCP/Iphan.
Abrir a Carta →Fotografias e acervos
As imagens deste artigo foram escolhidas por sua relação documental e por possuírem indicação de domínio público ou CC0 nas páginas de origem. Retratos ajudam a identificar pesquisadores, mas não devem ocupar todo o espaço visual: capas, páginas e manuscritos lembram que a história do campo também é a história dos suportes.
Para ver fotografias de campo da Missão de 1938, o melhor caminho é a coleção do Centro Cultural São Paulo. As imagens permanecem no acervo institucional porque a disponibilidade de uma fotografia numa exposição não equivale automaticamente a autorização de reprodução em outro site. O Sacip, por isso, oferece o link oficial para a mostra e para o contexto da série, sem copiar os arquivos.
Vídeos e registros sonoros
Além dos vídeos incorporados, três caminhos permitem continuar a pesquisa audiovisual:
- Discoteca Oneyda Alvarenga completa 80 anos, reportagem da TV Brasil publicada em 10 de agosto de 2015, com 1 minuto e 44 segundos.
- Episódios para uma história da gravação de campo no Brasil, artigo de Gustavo Branco Germano e Fernando Iazzetta publicado na revista acadêmica Música Hodie, da UFG.
- Arquivo do CNFCP, que descreve coleções sonoras como A arte da cantoria, registros de Chico Antônio, Januária e o conjunto Théo Brandão.
O áudio não foi extraído nem redistribuído. Alguns acervos oferecem consulta digital; outros restringem a escuta por direitos autorais, direitos conexos, proteção de conteúdos sensíveis ou condições técnicas. A ficha de cada coleção deve orientar o acesso.
Como esses registros são preservados hoje
Digitalizar não é apenas escanear. Bibliotecas e arquivos precisam descrever autoria, data, suporte, proveniência, direitos e relação entre versões. Arquivos sonoros exigem equipamentos para formatos obsoletos; filmes precisam de conservação física e transferência; documentos manuscritos dependem de imagem legível e, quando possível, transcrição.
A Hemeroteca Digital Brasileira e a Biblioteca Brasiliana tornaram primeiras edições pesquisáveis fora das salas de consulta. O CNFCP preserva documentos institucionais, correspondência, filmes, fotografias e coleções sonoras. Em 2026, o Iphan informou que o Museu de Folclore Edison Carneiro possui mais de 20 mil itens e que cerca de 90% permanecem em reserva técnica, situação que evidencia a diferença entre conservar e conseguir dar acesso.
A preservação contemporânea também muda quem define o patrimônio. Os Inventários Participativos do Iphan propõem que comunidades identifiquem, descrevam e classifiquem suas próprias referências culturais. Essa inversão é decisiva: a pessoa que mantém uma tradição deixa de aparecer apenas como fonte de dados e passa a participar das decisões sobre registro, uso e transmissão.
Persistem desafios. Catálogos históricos contêm nomes ofensivos; coleções estão dispersas entre cidades; fitas e películas se deterioram; direitos não estão claros; muitos narradores continuam sem identificação. Digitalização sem contexto pode repetir o apagamento em escala maior. Uma boa plataforma precisa permitir correção, proveniência, restrição quando necessária e diálogo com descendentes e comunidades.
Por que esses documentos ainda importam?
Registros antigos permitem acompanhar transformações. Uma cantiga muda de letra e função; um personagem recebe outra aparência; uma festa negocia espaço com polícia, igreja, turismo e mercado; um termo antes usado como insulto é recusado ou ressignificado. Sem documentação, parte dessas trajetórias se torna difícil de reconstruir.
Ao mesmo tempo, o arquivo nunca substitui a prática. Uma gravação de 1938 preserva uma voz daquele momento, mas não contém toda a vida da cantora nem as versões que vieram depois. O documento ganha sentido quando é relacionado a pessoas, territórios e continuidades atuais.
Essa é a principal lição da história dos primeiros registros do folclore brasileiro: registrar pode proteger contra o esquecimento, mas também pode selecionar, apropriar e silenciar. O trabalho editorial responsável não escolhe entre celebrar ou descartar o arquivo. Ele identifica sua origem, reconhece seus limites e devolve protagonismo às comunidades que tornaram o registro possível.
Como este artigo foi pesquisado
Este dossiê foi produzido a partir de primeiras edições e manuscritos digitalizados, catálogos de bibliotecas, documentos institucionais, artigos acadêmicos revisados por pares e páginas oficiais de acervos. Datas e títulos centrais foram confrontados com registros da BBM-USP, Biblioteca Nacional, UFRJ, Arquivo Nacional, Iphan/CNFCP, Centro Cultural São Paulo, Museu Nacional dos Povos Indígenas, IBGE e SciELO.
Não houve revisão externa por especialista antes deste rascunho. Informações incertas foram apresentadas como limites, e imagens sem autorização clara foram mantidas apenas como links para os acervos. A revisão editorial deve conferir novamente links, créditos e eventuais atualizações antes da publicação.
Fontes e referências
Fontes primárias e acervos
- STADEN, Hans. Warhaftige Historia und Beschreibung. Marburg, 1557. BBM-USP.
- LÉRY, Jean de. Histoire d’un voyage faict en la terre du Brésil. 1578. BBM-USP.
- SOUSA, Gabriel Soares de. Tratado descritivo do Brasil em 1587. Edição de 1851. BBM-USP.
- MAGALHÃES, Couto de. O selvagem. Rio de Janeiro, 1876. BBM-USP.
- ROMERO, Sílvio. Cantos populares do Brazil. Lisboa, 1883; Contos populares do Brazil. Lisboa, 1885; Ethnographia brazileira. Rio de Janeiro, 1888.
- MORAES FILHO, Mello. Cancioneiro dos ciganos. Rio de Janeiro, 1885; Festas populares do Brazil. Rio de Janeiro, 1888.
- RODRIGUES, João Barbosa. Poranduba amazonense. 1890.
- RODRIGUES, Nina. Os africanos no Brasil. Edição de 1935. Biblioteca Digital de Obras Raras/UFRJ.
- COMISSÃO NACIONAL DE FOLCLORE. Carta do Folclore Brasileiro. Anais do I Congresso Brasileiro de Folclore, 1951.
Pesquisa acadêmica e institucional
- CATENACCI, Vivian. A cultura popular entre a tradição e a transformação. São Paulo em Perspectiva, v. 15, n. 2, 2001.
- MONTEIRO, Filipe Pinto. O “racialista vacilante”: Nina Rodrigues e seus estudos sobre antropologia cultural e psicologia das multidões. Topoi, v. 21, n. 43, 2020. DOI 10.1590/2237-101X02104309.
- SOARES, Gabriela Pellegrino. Monteiro Lobato, Juan P. Ramos e o papel dos inquéritos folclóricos na formação cultural e política da nação. 2015.
- AMOROSO, Marta. Os sentidos da etnografia em Câmara Cascudo e Mário de Andrade. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 54, 2012.
- IONTA, Marilda. Oneyda Alvarenga escreve a Mário de Andrade. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 57, 2013. DOI 10.11606/issn.2316-901X.v0i57p161-180.
- ARQUIVO NACIONAL. Edgar Roquette-Pinto. Biografia institucional, 2022.
- CENTRO CULTURAL SÃO PAULO. Missão de Pesquisas Folclóricas e o contexto de repressão em 1938; O olhar etnográfico na fotografia da Missão.
- IPHAN. Inventários Participativos; Arquivo do CNFCP.



A conversa começa aqui. Seja a primeira pessoa a comentar este artigo.