No alto da Serra do Catolé, duas grandes pedras se levantam sobre a paisagem do sertão. Hoje, quem chega ao Sítio Histórico da Pedra do Reino encontra esculturas, celebrações culturais e uma memória cuidadosamente reconstruída. Em 1838, porém, aquele lugar era conhecido como Pedra Bonita e estava no centro de uma promessa radical: ali existiria um reino escondido, pronto para surgir e mudar a vida de seus seguidores.
A promessa falava em riqueza, beleza, imortalidade e no retorno de Dom Sebastião, rei português desaparecido havia 260 anos. Por algum tempo, famílias inteiras se reuniram em torno dessa crença. Em maio de 1838 ocorreram sacrifícios, um confronto armado e dezenas de mortes; no mês seguinte, uma carta oficial publicada pela imprensa registrou parte da tragédia.
Contar essa história exige cuidado. A principal notícia contemporânea foi escrita por uma autoridade que não fazia parte do grupo. Os relatos mais detalhados apareceram décadas depois. Romances, pesquisas, festas e tradições locais acrescentaram novas camadas. Por isso, esta reportagem não procura uma versão macabra e definitiva: ela separa o que foi documentado, o que veio de testemunhos tardios, o que é interpretação acadêmica e o que pertence à construção da lenda.
Imagem de destaque: vista aérea atual da Pedra do Reino, em São José do Belmonte. Foto de Tuquez / Wikimedia Commons, CC BY-SA 4.0. A fotografia mostra o lugar como existe hoje; não é uma reconstituição de 1838.
Documento contemporâneo é o registro produzido perto dos acontecimentos. Relato posterior foi escrito anos ou décadas depois. Interpretação acadêmica compara fontes e seus contextos. Memória e lenda mostram como o episódio continuou a ser contado, mas não devem ser lidas automaticamente como prova do que ocorreu em 1838.
Onde fica a Pedra Bonita
A antiga Pedra Bonita é hoje chamada de Pedra do Reino. O conjunto rochoso fica na Serra do Catolé, no município de São José do Belmonte, no sertão de Pernambuco. A paisagem atual reúne as duas pedras, vegetação de caatinga e uma Ilumiara — conjunto contemporâneo de esculturas de pedra ligado à memória cultural do lugar.
Os limites administrativos mudaram desde o Império. A carta publicada em 1838 situava os acontecimentos no sertão do Pajeú das Flores, sob a autoridade da então comarca de Flores. Por isso, fontes antigas também relacionam a história a Vila Bela, atual Serra Talhada. Essa diferença não indica dois episódios: reflete a transformação dos municípios e das comarcas ao longo do tempo.
Um sertão distante dos centros de poder
Na década de 1830, o Brasil vivia o período regencial, entre a abdicação de Pedro I e a maioridade de Pedro II. Revoltas regionais, disputas entre grupos políticos e dificuldades de comunicação marcavam o país. No sertão pernambucano, a vida se organizava em torno de fazendas, pequenos sítios, criação de gado, relações familiares, missões religiosas e poderes locais.
Não é possível reduzir os seguidores da Pedra Bonita a uma única classe ou origem. A historiadora Ana Flávia Cernic Ramos, ao comparar jornais e narrativas do século XIX, encontra referências a sertanejos livres, indígenas, pessoas negras e mestiças e, na reelaboração literária de 1878, escravizados fugidos. As próprias palavras usadas pelas fontes — “caboclos”, “mamelucos”, “povos rústicos” — carregavam hierarquias raciais e desprezo social. Elas dizem tanto sobre o olhar de quem escreveu quanto sobre o grupo descrito.
Os documentos também registram tensões envolvendo trabalho, gado e propriedade. Isso não significa que o movimento tenha sido um programa político organizado contra os fazendeiros. Significa que uma comunidade religiosa formada por pessoas pobres e racializadas podia ser percebida como ameaça por proprietários e autoridades, especialmente quando prometia riqueza fora da ordem existente.
Quem foi Dom Sebastião
Dom Sebastião nasceu em 1554, tornou-se rei de Portugal ainda jovem e desapareceu na Batalha de Alcácer-Quibir, no norte da África, em 1578, sem deixar descendentes. A derrota abriu uma crise dinástica e, em 1580, a Coroa portuguesa passou aos reis espanhóis. A ausência de um corpo reconhecido por todos alimentou a esperança de que o monarca estivesse vivo e voltaria para restaurar o reino. Essa espera recebeu o nome de sebastianismo.
Como o sebastianismo chegou ao sertão
O sebastianismo não viajou como uma doutrina fechada. Passou por sermões, narrativas orais, versos, folhetos e interpretações religiosas que mudavam de lugar para lugar. Em Portugal, podia expressar a esperança de restauração nacional. No Brasil, encontrou outros conflitos e passou a oferecer uma linguagem para imaginar justiça, abundância e proteção sobrenatural.
Antes da Pedra Bonita, outro agrupamento de inspiração sebastianista havia surgido na Serra do Rodeador, também em Pernambuco, e foi reprimido em 1820. Esse antecedente mostra que a ideia do rei salvador já circulava pelo Nordeste. Não prova, porém, uma ligação direta e organizada entre os dois movimentos.
Relatos escritos muito depois afirmam que João Antônio possuía um folheto sobre Alcácer-Quibir. A carta de 1838 fala apenas em “um livro” e duas pedras brilhantes. A diferença é importante: a circulação impressa é possível e até provável, mas o conteúdo exato desse livro não pode ser afirmado com segurança.
João Antônio dos Santos e o primeiro reino
A fonte mais próxima dos acontecimentos é uma carta do prefeito da comarca de Flores, Francisco Barbosa Nogueira Paz, ao presidente da província, Francisco do Rego Barros. O Diario de Pernambuco publicou o texto em 16 de junho de 1838.
Segundo a carta, João Antônio começou a pregar em 1836. Ele dizia que entre os dois grandes penedos existia um reino encantado e que conversava em sonhos com Dom Sebastião. Mostrava um livro e duas pedras brilhantes como sinais de sua revelação. As promessas atraíram seguidores e inquietaram os poderes da região.
Em 1837, ainda conforme o documento, a intervenção de um missionário levou João Antônio a abandonar a pregação e deixar a província. Textos posteriores identificam esse religioso como padre Francisco José Correia de Albuquerque e apresentam João Ferreira como cunhado e sucessor do primeiro líder. A relação familiar é repetida pela bibliografia, mas não aparece com a mesma clareza na carta publicada em 1838.
João Ferreira e a promessa do Reino Encantado
João Ferreira assumiu o grupo e passou a se apresentar como rei. A comunidade adotou títulos e uma hierarquia inspirada na monarquia. O que sabemos sobre sua vida cotidiana, contudo, vem principalmente de Antônio Áttico de Souza Leite, que visitou a região em 1874 e escreveu quase quatro décadas depois dos fatos.
A promessa atribuída a João Ferreira era poderosa porque respondia a sofrimentos concretos. Com o desencantamento, os mortos ressuscitariam, todos seriam imortais, os pobres receberiam riquezas e pessoas consideradas feias se tornariam belas. A carta de 1838 acrescenta uma frase reveladora da sociedade escravista e racista do Império: os pardos ficariam “mais alvos do que a própria lua”.
Essa promessa de embranquecimento não deve ser repetida como curiosidade extravagante. Ela expõe uma ordem social em que cor, liberdade, honra e oportunidade estavam profundamente ligadas. O reino imaginado oferecia uma transformação do corpo e da posição social ao mesmo tempo.
Por que pessoas comuns poderiam acreditar?
Não temos diários dos seguidores nem depoimentos diretos capazes de revelar o pensamento de cada pessoa. As vozes que chegaram até nós foram filtradas por autoridades, jornalistas, letrados e romancistas. Ainda assim, o contexto permite compreender a adesão sem tratar ninguém como incapaz.
O retorno de Dom Sebastião já era uma esperança conhecida; sonhos e sinais faziam parte de maneiras legítimas de interpretar o sagrado; notícias circulavam oralmente; e a promessa oferecia resposta imediata a pobreza, doença, morte e desigualdade. A comunidade também criava pertencimento e proteção. Quando uma crença é compartilhada por parentes, vizinhos e lideranças respeitadas, ela deixa de parecer uma ideia isolada e passa a organizar a realidade do grupo.
O que aconteceu em maio de 1838
É neste ponto que a história se torna trágica. A carta publicada em junho afirma que João Ferreira passou a ensinar que o reino só seria desencantado se o campo e as pedras fossem regados com sangue. As vítimas ressuscitariam depois, agora imortais. Entre 14 e 16 de maio, segundo o prefeito, morreram 21 adultos e 21 crianças em sacrifícios.
Relatos posteriores acrescentam nomes de vítimas, a morte de parentes dos líderes, consumo de bebidas e uma disputa interna que teria levado ao sacrifício do próprio João Ferreira. Esses elementos podem guardar memórias do ocorrido, mas não aparecem todos no registro contemporâneo. Devem ser apresentados como tradição posterior, e não como uma sequência forense comprovada.
Depois que a notícia das mortes chegou às redondezas, o comissário Manoel Pereira da Silva reuniu 26 guardas nacionais e civis. O grupo avançou sem esperar novas ordens. A carta registra 29 mortos entre os seguidores e cinco mortos do lado da força, incluindo dois irmãos do comissário. Nove mulheres e 12 crianças foram feitas prisioneiras.
A ação encerrou o agrupamento, mas não produziu um arquivo completo. O documento não informa com precisão o destino posterior de cada sobrevivente. Narrativas tardias dizem que mulheres foram libertadas e crianças distribuídas pela região; sem registros independentes suficientes, essa versão precisa permanecer identificada como posterior.
Quantas pessoas morreram?
A resposta responsável é: não sabemos um total definitivo. Os números mais repetidos medem coisas diferentes — vítimas dos sacrifícios, mortos no confronto ou soma de todos os grupos — e foram registrados em épocas distintas.
| Fonte | Quando foi produzida | O que informa | Como deve ser lida |
|---|---|---|---|
| Carta do prefeito, publicada no Diario de Pernambuco | 16 de junho de 1838 | 42 mortos nos sacrifícios; 29 seguidores e cinco integrantes da força mortos no confronto | É a fonte mais próxima, mas foi escrita por uma autoridade e pode não cobrir todas as mortes. |
| Pedro Théberge | 1860 | Fala em cem sacrifícios | Relato retrospectivo, publicado mais de vinte anos depois. |
| Antônio Áttico de Souza Leite | 1875; edição de 1898 | Cerca de 300 reunidos e 53 companheiros sacrificados | Baseado em visita de 1874, memória local e fontes hoje difíceis de reconstituir. |
| Memória local e reportagens recentes | Séculos XX e XXI | Com frequência apresentam 87 mortos no total | É uma soma posterior e não equivale ao número de vítimas sacrificadas. |
Somar mecanicamente os dados da carta de 1838 resultaria em 76 mortos: 42 nos sacrifícios, 29 seguidores no confronto e cinco homens da força. Mesmo essa soma deve ser tratada com cautela, porque o texto não garante que todas as categorias estejam completas nem que cubram exatamente o mesmo intervalo. O conhecido número 87 pertence a uma consolidação posterior. Já os cem de Théberge dizem respeito apenas aos sacrifícios. São medidas diferentes, não quatro respostas para a mesma pergunta.
O que os documentos dizem — e o que a lenda acrescentou
É documentado que houve um agrupamento sebastianista entre 1836 e 1838, liderado primeiro por João Antônio e depois por João Ferreira; que foram prometidas ressurreição, riqueza e transformação racial; que ocorreram mortes ritualizadas e um confronto armado; e que mulheres e crianças foram presas. Nomes de todas as vítimas, diálogos, motivações individuais, ritos minuciosos e destinos de cada sobrevivente vêm sobretudo de narrativas posteriores. A lenda não é “mentira”: ela é a forma como uma sociedade elaborou a tragédia, mas precisa ser identificada como memória.
O vocabulário das fontes também exige crítica. Jornais e letrados chamaram os participantes de bárbaros, supersticiosos e fanáticos. Áttico Leite associou o movimento às “últimas camadas” da sociedade e ao abandono do trabalho. Em 1878, Araripe Júnior transformou a história em um romance atravessado pelas discussões sobre escravidão e abolição.
A pesquisa de Ana Flávia Cernic Ramos mostra que a grande rebelião de escravizados narrada por Araripe não aparece da mesma forma no jornal de 1838, em Théberge ou em Áttico Leite. Isso não torna o romance inútil. Ele é um documento precioso sobre os medos e debates de 1878 — mas não uma fotografia de 1838.
Da história à literatura
A Pedra Bonita continuou a reaparecer porque oferece imagens difíceis de esquecer: duas torres de pedra, um rei desaparecido, um reino invisível e uma comunidade que esperava transformar o mundo. Cada autor reorganizou esses elementos de acordo com seu próprio tempo.
Em 1875, Áttico Leite escreveu uma memória histórica depois de visitar o lugar. Em 1878, Araripe Júnior publicou o romance-folhetim O Reino Encantado na Gazeta de Notícias. Em 1938, José Lins do Rego lançou Pedra Bonita, no qual a lembrança da tragédia pesa sobre famílias e comunidades sertanejas. Uma tese recente da Universidade Federal de Pernambuco mostra como essa obra e Cangaceiros dialogam com memória, trauma e poesia popular.
Em 1971, Ariano Suassuna publicou Romance d'A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta. O livro não reconta simplesmente os acontecimentos de 1838. Cria um universo próprio, armorial, cômico e trágico, em que o sertão se torna palco de reinos, genealogias, profecias e disputas narrativas. Confundir Suassuna com uma fonte factual seria perder tanto a história quanto a invenção literária.
Esse percurso ajuda a entender por que a Pedra do Reino ocupa lugar especial entre as lendas regionais brasileiras: ela nasceu de um acontecimento documentado, mas continuou viva por meio de livros, relatos familiares, símbolos públicos e celebrações.
Como o lugar é lembrado hoje
A paisagem atual é também uma obra de memória. A Ilumiara, com suas esculturas, pertence ao presente e dialoga com a estética armorial; não estava no cenário de 1838. Desde a década de 1990, a Cavalgada à Pedra do Reino reúne cortejos, música e personagens associados à obra de Suassuna. A Prefeitura de São José do Belmonte apresenta a cavalgada entre os principais símbolos culturais do município, e o Governo de Pernambuco registra o evento em sua programação cultural.
Celebrar o lugar não apaga a violência. A memória contemporânea pode aproximar literatura, turismo, arte e história desde que reconheça as vítimas e não transforme seus corpos em espetáculo. As imagens abaixo documentam o sítio atual, com intervenções criadas muito depois do movimento sebastianista.
Linha do tempo
- 1578Dom Sebastião desaparece e morre na Batalha de Alcácer-Quibir. A crise sucessória favorece o nascimento do mito de seu retorno.
- 1820O agrupamento sebastianista da Serra do Rodeador é reprimido em Pernambuco, antecedente importante, embora não seja o mesmo movimento.
- 1836Segundo a carta publicada em 1838, João Antônio começa a anunciar o reino encantado entre os dois penedos da Pedra Bonita.
- 1837João Antônio abandona a pregação após a intervenção de um missionário. João Ferreira assume a liderança.
- 14–16 mai. 1838A fonte contemporânea situa nesse intervalo 42 mortes em sacrifícios. O confronto com a força local ocorre nos dias seguintes; a data de 18 de maio é registrada em narrativas posteriores.
- 16 jun. 1838O Diario de Pernambuco publica a carta do prefeito da comarca de Flores sobre os acontecimentos.
- 1860Pedro Théberge retoma o episódio e acrescenta conflitos sociais e uma contagem diferente.
- 1874–1875Áttico Leite visita o local e escreve a memória que influenciaria grande parte das versões seguintes.
- 1878Araripe Júnior publica O Reino Encantado, romance que relê a história no contexto do debate abolicionista.
- 1938 e 1971José Lins do Rego publica Pedra Bonita; décadas depois, Ariano Suassuna lança o Romance d'A Pedra do Reino.
- HojeO sítio histórico, a Ilumiara, a Cavalgada e a literatura mantêm o episódio presente na cultura de São José do Belmonte e de Pernambuco.
Por que essa história ainda importa
Pedra Bonita ajuda a compreender como crença, desigualdade e poder podem se encontrar em momentos de crise. Também mostra a dificuldade de escrever a história de pessoas que quase não deixaram registros próprios. Se repetirmos apenas a linguagem das autoridades, veremos uma multidão sem voz. Se aceitarmos toda tradição como prova literal, perderemos os limites do arquivo.
Entre esses extremos existe uma leitura mais humana. Os seguidores não eram personagens de terror nem simples vítimas passivas. Eram pessoas inseridas em famílias, trabalhos, relações raciais e experiências religiosas do sertão oitocentista. A promessa do Reino Encantado dialogava com desejos compreensíveis — vida, dignidade, abundância e futuro —, ainda que tenha sido conduzida a uma violência devastadora.
Conhecer o episódio também permite ler criticamente a cultura que veio depois. A literatura não apenas preservou a história: ela a transformou. A festa pública não apenas celebra: ela escolhe o que lembrar. E a pesquisa histórica não encerra a lenda: ela mostra onde termina a evidência e onde começa a imaginação coletiva.
Para ampliar esse percurso, consulte o mapa de folclore de Pernambuco e a reportagem sobre os primeiros registros escritos do folclore brasileiro.
Fontes e referências
- RAMOS, Ana Flávia Cernic. “Rebelião escrava e a ‘hidra’ revolucionária em páginas de jornais: O Reino Encantado, de Araripe Júnior (1878)”. Almanack, 2024. Estudo central para comparar o documento de 1838, Théberge, Áttico Leite e a ficção de Araripe.
- LEITE, Antônio Áttico de Souza. Memória sobre a Pedra Bonita ou Reino Encantado. Edição de 1898 preservada na Biblioteca Digital Luso-Brasileira/Biblioteca Nacional; relato posterior a uma visita realizada em 1874.
- ARARIPE JÚNIOR. O Reino Encantado: chronica sebastianista. Rio de Janeiro, 1878. Exemplar em domínio público da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, USP.
- BOTE, Davi Rodrigues. “O messianismo sebastiânico no Reino da Pedra Bonita (1836–1838)”. Humanidades em Diálogo, USP, 2021. Interpretação das relações de grupo e da tradição cultural.
- CABRAL, Flavio José Gomes. Paraíso Terreal: a rebelião sebastianista na Serra do Rodeador, Pernambuco, 1820. Dissertação, Universidade Federal de Pernambuco.
- REGO, Pedro Gabriel Vanderlei Heráclio do. Pedra Bonita e Cangaceiros: banditismo e poesia popular. Tese, Universidade Federal de Pernambuco, 2025.
- SILVA, Edvânio Caetano da. O lugar de Pedra Bonita e Cangaceiros na obra de José Lins do Rego. Dissertação, Universidade Federal de Mato Grosso, 2021.
- RTP Ensina. “D. Sebastião, o rei mito”. Síntese sobre Alcácer-Quibir, a crise dinástica e a formação do sebastianismo.
- Secretaria de Cultura de Pernambuco. Cavalgada à Pedra do Reino. Registro institucional da permanência cultural do lugar.
- Prefeitura de São José do Belmonte. “Passeio Ariano Suassuna ganha quadros armoriais ilustrados”. Referência municipal sobre Pedra do Reino, Cavalgada e turismo cultural.
Nota de transparência: as contagens, datas e relações pessoais foram comparadas entre a notícia de 1838 conforme reproduzida e analisada por Ramos, relatos oitocentistas posteriores e estudos acadêmicos. Quando as fontes divergem, a divergência foi mantida no texto. Nenhuma imagem desta reportagem foi gerada por inteligência artificial.



A conversa começa aqui. Seja a primeira pessoa a comentar este artigo.